fbpx

O que é Kizomba? ou Como é a Dança Kizomba?

O que é Kizomba? Primeiramente, a Kizomba é uma das danças e músicas mais populares de Angola. Assim como é um derivado do semba, com uma mistura de kilapanda e merengue angolano, e geralmente cantado em português de Portugal. Bem como é uma música geralmente com teor romântico. Todavia o estilo de dança kizomba também é conhecido por ser muito sensual.

Origem

Nesse sentido a Kizomba é uma dança e música criada em Angola no início dos anos 1980. Apresentada também noutros países lusófonos da África, na Europa e nos EUA. Conhecida por ter um ritmo lento, insistente, um tanto áspero, mas sensual; o resultado da percussão eletrônica.

Dançada acompanhada por um parceiro, muito suave e lentamente, embora não muito apertado. Necessitando um grau de grande flexibilidade nos joelhos, devido à necessidade frequente de os dançarinos balançarem para cima e para baixo.

Influências Culturais

A influência angolana é sentida na maioria dos países africanos de língua portuguesa, mas também em Portugal (especialmente em Lisboa e nos subúrbios como Amadora ou Almada), onde comunidades de imigrantes estabeleceram clubes centrados no género num renovado estilo kizomba. A kizomba agora também é bastante popular entre os brancos que vêm a esses clubes em número crescente.

Ao passo que em Angola, a maioria dos clubes tem sede em Luanda. Músicos angolanos incluem Neide Van-Dúnem, Don Kikas, Calo Pascoal e Irmãos Verdades, entre muitos outros, mas Bonga é provavelmente o artista angolano mais conhecido, tendo ajudado a popularizar o estilo em Angola e em Portugal durante os anos 1970 e 1980.

Popularidade

Os países onde Kizomba é mais popular incluem Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Portugal, Moçambique, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Martinica, Brasil e o território de Macau.

Kizomba no Reino Unido

Kizomba está presente no Reino Unido há cerca de 20 anos com festas afro-portuguesas organizadas já em 1991 em vários locais de Londres. Divulgada ao público a partir de 2005, e apresentada em vários clubes de Salsa por todo o Reino Unido.

Como é a Dança Kizomba?

Mencionada em 1894 no Boletim da Sociedade Geográfica Americana de Nova York, que dizia “o nome Kimbundu genuíno é Kizomba, isto é, dança”. Em Angola da década de 1950, a expressão Kizombadas referia-se a uma festa. Não houve associação da palavra a uma dança ou gênero musical. Porém, a dança conhecida como “Semba”, “Rebita”, “Kabetula”, “Maringá”, já existia nas décadas de 50 e 60. A dança enfatiza uma forma muito suave com influências do Tango, sendo uma das principais diferenças é que a parte inferior do corpo, o quadril, faz movimentos para frente / para trás e em círculo.

Aula de Kizomba

Confira agora um trechinho da Aula de Kizomba da Saltare Danças

Acompanhe o texto no idioma oficial no site Incognito Dance

O que achou? Conte pra gente!

Iniciar
Posso Ajudar?